Rio de Janeiro Antigo

Imagens de um Rio de Janeiro que para muitos deixou saudades, aqueles que gostariam de ter vivido lá e para aqueles que tem curiosidade...

468x60

Marechal Hermes - Estação



Nesta foto de 1986, de autoria de Luiz Bettencourt, publicada no jornal O Globo, vemos a Estação de Marechal Hermes, no bairro que foi planejado pelo poder público, no início do século XX. À esquerda temos a Rua João Vicente, nas proximidades da Praça Montese, no início da Avenida Gal. Osvaldo Cordeiro. À direita a Rua Carolina Machado.

"A estação, construída em 1912, foi influenciada pelo modelo das ferrovias inglesas. Feito de tijolo maciço, o prédio é resultado de um período arquitetônico eclético. Sua estrutura é marcada pela presença de telhas francesas, quatro fachadas, amplas coberturas e detalhes em azulejos de origem alemã e belga e arcos de ferro fundido franceses.

Inaugurada durante o Governo de Marechal Hermes da Fonseca, então Presidente do Brasil, a estação não guarda somente lembranças de valor arquitetônico. Foi graças a ela que o bairro operário batizado com o nome do presidente se desenvolveu.

As obras de duplicação da estrada de ferro, no mesmo período, também possibilitaram a integração da região, considerada de difícil acesso, ao Centro do Rio. No rastro das reformas vieram as novas moradias, o comércio, a urbanização e o saneamento.

Desde a sua construção, a estação já passou por algumas reformas e sofreu modificações. A mais profunda foi a demolição de uma torre de aproximadamente seis metros de altura, que exibia um relógio com quatro faces. Segundo o relatório do Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), o relógio foi levado para Minas Gerais."

Fonte: Subprefeitura da Zona Norte do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Locais

Seguidores